Acolhimento aos novos gestores do SUS
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Sergipe - Cosems/SE em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe – SES e com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e do Ministério da Saúde – MS, realizou acolhimento dos novos gestores com uma programação durante três dias com o objetivo de propiciar o diálogo com os secretários municipais de saúde que tomaram posse para gestão 2025/2028. O tema do encontro foi: Ser gestor do SUS.
Os projetos PROADI-SUS Saúde Redes e TeleNordeste, coordenados por Lissandra Andion de Oliveira e Fernanda Saks Hahne, coordenadoras de projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, participaram de algumas das mesas com temas focados na Atenção Básica.
O evento foi uma oportunidade de aproximação dos novos gestores, alinhando as expectativas e oportunizando o fortalecimento das ações desenvolvidas.
O TeleNordeste conecta profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios, com médicos especialistas de diversas áreas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para apoio no atendimento de pacientes através das ações de Telessaúde, como a teleinterconsulta e teleconsultoria. O projeto é uma proposta inovadora que otimiza o fluxo assistencial, com benefícios tanto para os pacientes, quanto para os profissionais de saúde. A teleinterconsulta e a teleconsultoria são modalidades de compartilhamento de cuidado, que ocorrem de forma remota, tendo como objetivos fortalecer o processo de trabalho na Atenção Primária, promover a ampliação e a resolutividade das ações e serviços de forma integrada e planejada, bem como a ampliação da oferta de serviços de atenção especializada.