Os protocolos
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz apresenta um conjunto de 24 compilações e elaborações de protocolos clínicos para a Atenção Primária à Saúde (APS).
Essa entrega é fruto da sinergia entre times do Hospital, que atua no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), conhecido como TeleNordeste, voltado para a APS de Sergipe no triênio 2021-2023, a partir de demanda da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (SAPS/MS) e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), e também do setor de Gestão de Saúde Populacional (GSP) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, publicamente conhecido como Saúde Integral.
Esta produção é formatada para apoio à tomada de decisões no cuidado integral, continuado, coordenado e contextualizado de pessoas afetadas por condições clínicas relevantes.
Foi construída tendo em vista as necessidades clínicas cotidianas de equipes de APS, especialmente de seus médicos. No caso de municípios que desejem validá-la e assumi-la localmente, também pode ser apoio para enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais autorizados a atuar conforme protocolos.